4 dicas para não sair no prejuízo na hora de comprar seu gado
A compra de animais para reposição do seu rebanho é o momento chave para garantir maior lucratividade do seus animais, então não dê bobeira e saiba como escolher as melhores opções para seu plantel.
4 dicas para não sair no prejuízo na hora de comprar seu gado

Sanidade do rebanho de origem

Antes de mais nada, ao adquirir novos animais é necessário atentar-se a sanidade deles. Adquirir animais que apresentem boa saúde, e venham de rebanhos sanitariamente seguros é fundamental para minimizar gastos com cuidados veterinários e maximizar o ganho de peso dos animais, uma vez que estando saudáveis, toda energia adquirida na alimentação irá ser direcionada para o crescimento e engorda dos animais, não havendo “fuga” dessa energia para a “reparação” da sua saúde.

 

Genética

Por mais que se alimente e se suplemente um rebanho, ele só irá expressar, ou seja, só irá produzir aquilo que sua capacidade genética é capaz. Logo, adquirir animais de genéticas inferiores fará com que sua produtividade fique limitada, de modo que não importa o quanto você suplemente seus animais, eles nunca vão produzir aquilo que você gostaria. Para garantir uma excelente média de ganho de peso e animais mais pesados no abate, investir em animais com uma genética superiores é sem dúvidas o melhor caminho.

 

Boas características zootécnicas

A avaliação das características morfológicas do gado é fundamental na escolha dos melhores lotes na hora da aquisição. De modo geral, deve-se observar a conformação muscular de pontos como antebraço, paleta, lombo e garupa, além é claro de verificar as condições de aprumo, para garantir que não haja problemas de locomoção. Saber avaliar essas características nem sempre é uma habilidade presente em todos os produtores, deste modo, a compra de animais certificados é uma opção mais segura para o pecuarista menos experiente, minimizando as chances de prejuízos pela aquisição de animais com características zootécnicas ruins.

 

Adquira animais certificados

Comprar animais sem certificação pode gerar muitas dores de cabeça, tanto na hora do envio dos animais, segurança no pagamento, e diversos percalços diretamente relacionado a operação da compra e venda em si. Mas além disso, ao comprar animais certificados, garante a confiabilidade nas informações e características passadas pelo vendedor, permitindo a aquisição de gados que sigam as demandas já citadas, como genética superior, saudáveis e que apresentem boas características zootécnicas.

 

Então amigo pecuarista, não dê bobeira e saia no prejuízo. Adquira sempre animais de boa procedência, para assim melhorar seu rebanho e maximizar seus ganhos. Os melhores animais, certificados, genéticas superiores e uma compra segura, você encontra aqui na erural. Melhore sua produtividade e aumente seus lucros, faça suas compras conosco.




Leia mais:

PECUARISTA: O TEMPO ESTÁ CONTRA VOCÊ

5 coisas que todo pecuaristas deveria saber sobre o gado senepol
Quatro características do Tabapuã que mostram que vale muito a pena investir na raça



C21025