Como alcançar bons resultados com a IATF?
Para atingir os resultados esperados com esta biotécnica é necessário seguir alguns protocolos
Como alcançar bons resultados com a IATF?

Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovinos

A Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), foi desenvolvida para inseminar um grande número de animais sem a necessidade de observação do ciclo estral, o que contorna a principal falha da inseminação artificial.

A técnica fundamenta-se na sincronia dos períodos férteis das fêmeas bovinas, para inseminar o maior número em horários agendados com uma boa taxa de concepção.

Essa diminuição dos intervalos entre os partos é um grande diferencial, pois significa menor tempo ocioso da vaca na fazenda. Assim, ela produz um bezerro por ano e permanece seca o mínimo possível entre as duas lactações.

Para que aconteça a sincronia dos cios são utilizados hormônios e fármacos que não prejudicam a saúde do rebanho. Porque, são substâncias semelhantes ou iguais as que participam do processo fisiológico do aparelho reprodutivo.

Os resultados prometidos por essa técnica não são convidativos? Mas, só é possível obtê-los se você seguir algumas recomendações. Falaremos sobre elas no próximo item.

Como alcançar bons resultados com a IATF?

Para atingir os resultados esperados com esta biotécnica é necessário seguir alguns protocolos, como:

  • ter um controle sanitário eficaz;
  • cuidados com o pós parto das fêmeas para que o animal se recupere e tenha rapidamente uma nova prenhez;
  • realizar o manejo nutricional eficaz com quantidades e qualidade corretas de nutrientes suficiente para que o animal alcance um bom desempenho reprodutivo;
  • possuir um controle rigoroso de fertilidade, descartando animais inférteis ou sub-férteis. Dessa forma, haverá uma melhora significativa no desempenho do rebanho.
Outro ponto importante é a utilização de sêmen de alta qualidade, pois produzirá bezerros de alto padrão genético, clique aqui que vamos te ajudar a achar as melhores ofertas de Sêmen Genex.


Fonte: CPT Cursos presenciais